VIAGEM A CAIRO 2014
Nossa intensão, em principio não era conhecer a cidade de
Cairo, mas deu a coincidência que o Claudio estava morando lá por conta da
multinacional Nestle e também para acompanhar a nossa nora Andreia e
auxiliá-la na viagem com a nossa neta
Sofia nascida poucas semanas antes.
Eles moram num apartamento em um condomínio na 5ta expansão do Novo Cairo chamado “Safwa Resort Kattameya”
Eles moram num apartamento em um condomínio na 5ta expansão do Novo Cairo chamado “Safwa Resort Kattameya”
Trata-se de um complexo com varias casas e
apartamentos, construídos nas margens de
um uma imensa piscina que parece mais um
lago artificial de agua corrente.
Este condomínio esta equipado de uma pequena pista de
corrida bordeando uma quadra de tênis, e no subsolo uma moderníssima academia
de ginastica e uma piscina preaquecida com diversas áreas de hidromassagens e
uma sauna tudo a disposição dos moradores do complexo.
Na área externa sobre uma ilha artificial tem um “O Furo” de
agua quente com diversas entradas de jatos de agua também para massagens de
relaxamento.
Egito tem uma população aproximadamente de 84 milhões de
habitantes dos quais 6,7 milhões moram
na capital Cairo. A moeda é a Libra Egípcia (1 LE aprox.0,14 U$D)
O povo egípcio (98% de árabes egípcios e 2% de Beduínos e núbios e 91% dos egípcios são muçulmanos e 95 são cristãos) é um povo muito cordial, sempre com uma ótima disposição para ajudar aos estrangeiros e a maioria além de dominar o idioma árabe, domina o inglês e muitos também o francês.
O povo egípcio (98% de árabes egípcios e 2% de Beduínos e núbios e 91% dos egípcios são muçulmanos e 95 são cristãos) é um povo muito cordial, sempre com uma ótima disposição para ajudar aos estrangeiros e a maioria além de dominar o idioma árabe, domina o inglês e muitos também o francês.
RIO NILO
A nossa primeira saída foi um jantar com show sobre um navio
navegando no Rio Nilo.
Claudio contratou um tour na “Menphis Tour Egypt” com motorista
e um Guia egípcio com domínio do idioma
espanhol e portunhol que nos levou numa viagem, para nos dramática, entre o
transito indisciplinado do Cairo. Aqui nunca se sabe se a viagem demora 40
minutos ou 2 horas. Foi ate divertido e como o carro não era nosso e o guia
explicada que o egípcio não é estressado. Caso tiver uma pequena batidinha, só
fazem um sinal de OK e continuam andando. Chegando ao Rio Nilo se vem os
primeiros edifícios altos na margem do mesmo, que são dos Hotéis Hilton e do
Marriott.
Encostado à margem do nosso lado do rio, tinha dois navios ancorados. Um era um navio Restaurante de luxo ancorado fixo. Ultrapassando este passávamos ao nosso. Para entrar como é de praxe no Cairo, tínhamos que passar por um detector de metais.
Encostado à margem do nosso lado do rio, tinha dois navios ancorados. Um era um navio Restaurante de luxo ancorado fixo. Ultrapassando este passávamos ao nosso. Para entrar como é de praxe no Cairo, tínhamos que passar por um detector de metais.
Devido a habilidade do motorista, a viagem foi rápida e
fomos os primeiros a chegar ao restaurante. Nos convidamos ao Guia a ficar com
nos durante o jantar. Foi muito bom assim ele nos explicou muita coisa sobre
costumes e tradições egípcias.
Durante o jantar, apresentou-se um casal de cantores interpretando
música de boate de navio dos anos 70. Super legal! Os aperitivos e estradas a
gente se servia no balcão dos frios. Logo o maitre egípcio nos deixou escolher
o cardápio em espanhol “pescado, pollo, ou carne”, comida ótima e porções
generosas.
Depois do jantar,
apresentaram uma dança colorida muito original o “DERVIXDE” . Um bailarino rodopia
vertiginosamente durante quase meia hora sempre pelo mesmo lado.
Dizem que produz um estado de transe que leva o executante a
se aproximar a Deus.
Continua o show com um conjunto e cinco percussionistas
incentivando uma dançarina do ventre ate a chegada ao destino e desembarque.
Enfim foi um programa muito bom, digno de ser visto e recomendável. (17/04/2014 , tudo U$D 200,00 com gorjetas).
HISTORIA DAS PIRAMIDES – Platô de Gize
Gize é um planalto desértico no subúrbio do Menfis então
capital de Egito, que se transformou em uma área de sepultamentos reais. Em
menos de 100 anos, os egípcios construíram 3 pirâmides complexas para servir de
túmulo aos reis mortos. Em alguns casos, membros da família do rei e da corte
eram sepultados em pirâmides próximos ao tumulo de pedra chamados “mastaba” a
fim de partilharem do poder do rei morto, como haviam feito em vida.
A Pirâmide Maior é a mais antiga, foi construída pelo rei Quéops
(2589–2566 a.c.) da quarta dinastia.
Sua altura original era 146,6 mts, mas atualmente é de 137,16 pois falta parte de seu topo e revestimento de pedra calcaria polida, fazendo brilhar com luz do sol ,tornando-o visível a km de distancia. Calcula-se que contenha mais de 2 milhões de blocos de pedra que pesam em media 2,5
toneladas cada uma. Ate o século 19, era a edificação mais alta do mundo.
Pirâmides das rainhas foram para as esposas do rei, embora a
identidade real dos ocupantes seja ignorada.
A segunda pirâmide é de Quetren, que tem uma passagem entre
ele e o “Templo do Vale de Quetren” onde se guardava o corpo ate o
sepultamento. Junto ao templo foi construído a esfinge leonina, chamada pelos
árabes de “Abu al-Hol o pai do terror” , Guardião do Platô de Gize e a menor e
pirâmide é do Miquerino com 3 rainhas.
Nossa segunda saída e esta vez com Claudio foi nas Pirâmides. Fomos com um motorista free-lancer da Nestle.
Nossa segunda saída e esta vez com Claudio foi nas Pirâmides. Fomos com um motorista free-lancer da Nestle.
Antes de começar o passeio, Claudio nos recomendou: “Não falem
com ninguém, não olhem para ninguém, olhou dançou”. Não se preocupem em se passar por mal educado
ou pouco gentil.
Depois de comprar ingressos, passar pelo detector de metais
e as sacolas pelo Raio X, enfrentamos os vendedores de souvenir.
Eles tem tanta prática que até reconhecem o pais de origem.
Olhavam para a gente e diziam: “Viva Romário ou Viva Ronaldo - Viva Brasil”,
outros “Viva Messi - Viva Argentina” Só para agradar ofereciam o mundo por um
dólar.
Claudio, já com experiência, escolheu um guia com camelos
dignos de ser montados, com aspectos
sadio e bem cuidados, sem pulgas e com
selas integras e limpas.
E então começou a nossa segunda viagem que foi muito
interessante!. O passeio demorou uma hora e vimos as pirâmides de outro ângulo.
Foi uma experiência incrível! (18/4/2014- U$D 200,00 - Ingressos com camelos).
Das Pirâmides fomos ao museu de Egito, La não conseguimos
entrar nem com maquina fotográfica ou i-pad.
Tudo muito interessante, dentro estavam todas as relíquias encontradas nas escavações e como foram restauradas. Valeu! (U$D 10,00 c/u)
Tudo muito interessante, dentro estavam todas as relíquias encontradas nas escavações e como foram restauradas. Valeu! (U$D 10,00 c/u)
Claudio nos convidou almoçar no restaurante “Sequoia” junto
ao rio Nilo. Bem diferente e muito bom.
Dai a gente tentou ir a Torre de Cairo, a mais alta da cidade com um café giratório e uma vista panorâmica sobre todo Cairo , mas estava em reforma, só na próxima viagem!
Dai a gente tentou ir a Torre de Cairo, a mais alta da cidade com um café giratório e uma vista panorâmica sobre todo Cairo , mas estava em reforma, só na próxima viagem!
HISTORIA DE EGITO
Um breve sínteses sobre o Egito no século 4 ao século 1
antes de cristo. o Egito foi uma expansão de Roma e foi devido em parte pela
necessidade cada vez maior de cereais.
A importância dos grãos para a economia antiga pode ser
comparada ao petróleo para a economia atual. O Egito evitou ser absolvido por
Roma por médio de uma habilidosa combinação de suborno e diplomacia.
Cleópatra (69 ac – 30 ac) era uma grega culta que teve um
filho com Júlio Cesar e outros três com Marco Antônio. Os dois usavam a riqueza
e o poderio do Egito para suas ambições imperiais, assim como ela usou o
poderio militar deles em beneficio próprio.
Júlio Cesar e Marco Antônio receberam grande quantidade de dinheiro para restituir o trono de Egito
ao pai de Cleópatra, Ptolomeu XII. Quando Cleópatra e o irmão subiram ao trono
em 51 a.c., Roma esperava simplesmente adicionar o Egito a seu império.
Egito passou a ser uma província da poderosa Roma, cujos
imperadores se proclamavam sucessores e faraós.
O cristianismo se espalhava pelo império romano e seus adeptos egípcios
eram conhecidos como “coptas”.
Os romanos do Oriente, depois chamados de “bizantinos” ate o
século 7, tiveram que enfrentar a nova força dos ensinamentos do profeta Maomé
criador do islamismo. Comerciante
nascido no ano 570 em Meca. Aos 40 anos ele começou receber revelações da
palavra de Ala(Deus) que foram transcritas no Alcorão.
A lua crescente, que aparecem em varias mesquitas, conhecido
símbolo do Islã, repercute no calendário lunar, que regula a vida religiosa muçulmana.
Em 969 o Egito foi sitiado pela Tunísia e construíram uma
nova cidade cercada de muros fortificados para proteger palácios e mesquitas. O
primeiro nome foi “Al-Qahira” que significava “A Vitoriosa” cujo som foi
alterado para “CAIRO” por idioma europeio.
Em 1171 o general sírio “Saladino” expandiu os muros da
cidade e acrescentou uma fortaleza que ainda existe: “ A Cidadela”.
O comercio Oriente-Ocidente e os altos impostos sobre especiarias,
perfumes, sedas e corantes transformaram Cairo numa das cidades mais ricas do
mundo. O monopólio obrigou Europa a procurar rotas alternativas pelo Oriente.
Em 1498, Vasco da Gama contornou o cabo da “Boa Esperança” (Sul da África) e as
fortunas de Egito desestabilizaram.
Em 1805 Mohamed Ali transforma Egito numa nação industrializada. A agricultura passou para o controle do estado, foram construídos estaleiros, fabricas de tecido e de munições para abastecer o novo exercito. Apos a morte de Mohamed em 1849, Ismail tomou posse e decidiu modernizar Egito. Criou o primeiro serviço postal expandindo a rede ferroviária.
Em 1805 Mohamed Ali transforma Egito numa nação industrializada. A agricultura passou para o controle do estado, foram construídos estaleiros, fabricas de tecido e de munições para abastecer o novo exercito. Apos a morte de Mohamed em 1849, Ismail tomou posse e decidiu modernizar Egito. Criou o primeiro serviço postal expandindo a rede ferroviária.
CONSTRUÇÃO DO
CANAL DE SUEZ
Apos 20 anos de estudo e negociações, o vice-cônsul francês em
Egito, recebeu autorização para a construção do canal.
A obra teve inicio em
1859 de maneira manual com muitas dificuldades, com muita mortes, surtos de
doenças e cólera.
Depois de 5 anos, o governo egípcio continuou mecanizando a
obra com escavadeiras e um numero bem menor de operários.
Levou 10 anos para finalmente em 1869 ter um novo
trajeto entre Europa e Ásia.
![]() |
| Vice consul Frances Ferdinand Lesseps |
Para a festa da inauguração do Canal de Suez o organizar o
“quediva” (soberano) Ismail, convidou a imperatriz francesa Eugenie e o
imperador austro-húngaro Francisco Jose, com semanas de hospitalidade e fez uma
construção de uma avenida arborizada para a imperatriz esposa de Napoleão III, visitar as pirâmides.
Foi encomendado a opera “Aída” a Giuseppe Verdi, que não
ficou pronta e no lugar foi apresentado Rigoletto do mesmo compositor.
Inspirado na Scala de Milão, foi construído o Opera House totalmente de madeira,
destruído em 1971 por um incêndio.
No lugar hoje tem um estacionamento de vários andares, mas a
praça ainda mantem o nome de “Middan Opera”.
O custo da construção do canal, mas os gastos com as
comemorações de inauguração, levaram o Egito a bancarrota. Ismail foi obrigado
a vender suas ações e a posse do canal para os franceses e britânicos, que
mantiveram o controle pelos 80 anos seguintes.
A Grã Bretanha e a França em conspiração com Israel invadiram a zona do canal na tentativa de retoma-la à força mas diante a leis internacionais, eles foram obrigados a deixar o canal com os egípcios.
EGITO ISLÂMICO
O Islamismo foi fundado por Maomé, comerciante que nasceu aproximadamente no ano 570 em Meca. Aos 40 anos ele começou a receber revelações de palavra de "Ala" (Deus), que foram transcritas no Alcorão. A lua crescente, que aparecem em varias mesquita, conhecido simbolo do Islã, repercute no calendário lunar, que regula a vida religiosa muçulmana.
O islamismo repousa sobre os 5 Pilares da Fe
- 1 O primeiro O Shabada é a simples declaração que não existe outro Deus além de "Ala" e que "Maomé" é seu profeta.
- 2 O segundo consiste no conjunto de preces diárias que o fiel deve fazer 5 vezes ao dia, voltando a direção a Meca.
- 3 O terceiro é o jejum durante as horas de sol no mês sagrado do "Ramada"
- 4 É o dever de fazer donativos.
- 5 É o Haj pelo menos uma vez na vida, todo muçulmano deve fazer, se tiver apto, a peregrinação a Meca, local de nascimento de Maomé.
Sabendo isto, a gente entende muito mais o povo egípcio.
Infelizmente sempre existem os radicais e fanaticos que mal interpretam o islamismo.
A CIDADELA
A Cidadela foi sede do governo por quase 700 anos, agora
(Al-Qalaa) é um dos pontos turísticos mais conhecido do Cairo.
Foi fundado em 1176 pelo famoso líder muçulmano Saladino (Salah ad-Din), nele podemos ver mesquitas, museus e muros com defesas, que reflete um passado tumultuoso.
Uma parte da Cidadela, o Southem Enclosure, é onde atualmente esta a “Mesquita an-Nasr Mohammed” (única edificação mameluca que restou na Cidadela) que parece pequena ao lado da “Mesquita Mohammed Ali” do século 19 uma obra relativamente recente, erguida pelo próprio Mohammed Ali fundador do Egito moderno.
É baseado de um projeto turco clássico, com uma grande
cúpula central e dois “minaretes” altos e afiados. O relógio ornamentado do
pátio, foi presente do rei Felipe da França em retribuição ao obelisco da
“Place de la Concorde” em Paris.
Foi fundado em 1176 pelo famoso líder muçulmano Saladino (Salah ad-Din), nele podemos ver mesquitas, museus e muros com defesas, que reflete um passado tumultuoso.
Uma parte da Cidadela, o Southem Enclosure, é onde atualmente esta a “Mesquita an-Nasr Mohammed” (única edificação mameluca que restou na Cidadela) que parece pequena ao lado da “Mesquita Mohammed Ali” do século 19 uma obra relativamente recente, erguida pelo próprio Mohammed Ali fundador do Egito moderno.
![]() |
| mesquita an-Nsr Mohammed |
O corpo do Mohammed Ali jaz num túmulo de mármore a direita
da entrada do amplo salão de orações.
Para entrar a “Citadel” o ingresso e quase simbólico,
(24/4/2014 U$D 8,40) pelo quanto que pode visitar. O mais imponente realmente é
a “Mesquita Mohammed Ali” a “prima donna” das mesquitas. Realmente impressiona
pela sus grandeza, pelos trabalho na cúpula, nas colunas, nos monumentos e nos pátios internos. Muito
rico em detalhes.
Logicamente para entrar tivemos que tirar os calcados e ja tinha um pessoal que por um dolar tomava conta deles. Nos já sabíamos disto, trouxemos uma sacola e umas meias mais grossas para substituir os nossos tênis. Mesmo estando todo o chão coberto com maravilhosos e gigantescos tapetes persas.
Logicamente para entrar tivemos que tirar os calcados e ja tinha um pessoal que por um dolar tomava conta deles. Nos já sabíamos disto, trouxemos uma sacola e umas meias mais grossas para substituir os nossos tênis. Mesmo estando todo o chão coberto com maravilhosos e gigantescos tapetes persas.
A Mesquita al-Hakim 997-1013 tambem é muito especial, quanto
pela sua cúpula e pela sua historia. Foi iniciado pelo pai em 1013, foi prisão
para cruzados, estábulo para Saladino, armazém de Napoleão e finalmente virou
mesquita para o filho que assumiu o governo ao 11 anos, matou seu tutor quando
tinha 15. O povo reagiu quando quis trocar seu nome pelo o nome “Ala” nas
preces das sexta feiras e finalmente
também proibiu a fabricação de sapatos femininos a fim de manter as mulheres em
casa.
Além de visitar outras mesquitas menores, o museu da policia
e o museu militar, todos eles dentro de
ex-fortalezas e ex-castelos.
Um das poucas áreas verdes do Cairo. Para entrar (U$D 2,00) muito bonito. Muitos festejam casamentos e noivados neste parque. Também tem um visual do Cairo bem interessante.
![]() |
| Museu da Policia |
No Egito
existe pouca delinquência, possivelmente devido a pena de morte feita por
enforcamento . O funcionário egípcio Helni Sultan, em 20 anos de serviço, já
enforcou mais de 240 condenados. Os motivos de este tipo de condenação em Egito
são:
-
assalto com armas,- assassinato, - latrocínio, - estupro,- trafico de drogas.
É possivelmente por isto, os casos mais importantes são ate publicados no museu da policia “Museu da Policia” como a tentativa de assassinato do presidente Nasser e das irmãs Raya e Sakina.
Estas duas em 1921 foram condenadas pela morte de 17 moças. Elas eram donas de uma serie de prostíbulos em Alexandria e atraiam professionais que usavam joias caras e estrangulavam as mesmas. A prisão ocorreu quando um forte cheiro a incenso emanava da casa da Raya.
Estas duas em 1921 foram condenadas pela morte de 17 moças. Elas eram donas de uma serie de prostíbulos em Alexandria e atraiam professionais que usavam joias caras e estrangulavam as mesmas. A prisão ocorreu quando um forte cheiro a incenso emanava da casa da Raya.
O prédio do “Museu Militar” foi erguido por Mohamed Ali e em 1827 foi residência da família real de Egito ate 1874, e serviu como hospital militar na ocupação britânica durante a segunda guerra mundial e tornou-se Museu Militar quando o controle da cidade voltou para Egito em 1946.
Caminhamos cinco horas seguidas para depois descansar para um pic-nic no Parque Al-zahara.
Caminhamos cinco horas seguidas para depois descansar para um pic-nic no Parque Al-zahara.
Um das poucas áreas verdes do Cairo. Para entrar (U$D 2,00) muito bonito. Muitos festejam casamentos e noivados neste parque. Também tem um visual do Cairo bem interessante.
Do parque novamente com motorista fomos ate o mercado Khan
al Kahalili. Uma rua estreita, sem ser calçadão já que tínhamos que driblar as motos
que transitavam e os vendedores oferecendo seus produtos. Muito interessante.
Finalizamos indo ao café (24hs.) mais antigo do Cairo, o
famoso Fishawis Caffehouse, onde saboreamos um rico chá de hortelã e fumamos um
“shisha” com sabor de maça.
Na cidadela muitas
casas otomanas foram construídas nos séculos 16 e 17 virando de luxo dos
ricos comerciantes do Cairo Medieval. Estas casas foram chamadas “Beit as
Sahaymi” .
LUXOR E ALEXANDRIA
Uma viagem interessante é visitar a moderna Luxor, que
surgiu das ruinas de Tebas, capital do império Novo (1550 – 1069 a.c.) no Egito
Antigo.
Os templos monumentais de Luxor e Kamek ganharam fama desde os tempos gregos e romanos, pelos templos, esfinges e mesquitas a beira do rio Nilo.
Existem hoje diversos passeios de “Felucca”, pequenos veleiros para aproximadamente 5 pessoas.
Os templos monumentais de Luxor e Kamek ganharam fama desde os tempos gregos e romanos, pelos templos, esfinges e mesquitas a beira do rio Nilo.
Existem hoje diversos passeios de “Felucca”, pequenos veleiros para aproximadamente 5 pessoas.
Caso tiver vontade de mergulhar no Nilo num lugar seguro.
É recomendado onde ele for azul e antes
do Luxor. O Nilo normalmente infestado de vermes parasitas, larvas que
penetram sob a pele e causam esquistossomose.
Outra viagem é para Alexandria, a segunda maior cidade egípcia fundada em 332 a.c. por Alexandre “O Grande”. e o paxá Mohammed Ali transformou em um porto ligando ao Nilo.
Outra viagem é para Alexandria, a segunda maior cidade egípcia fundada em 332 a.c. por Alexandre “O Grande”. e o paxá Mohammed Ali transformou em um porto ligando ao Nilo.
O Farol de Alexandria construído no século terceiro a.c.
numa ilha, atingia 150 metros de altura e era uma das 7 maravilhas da antiguidade. No topo tinha uma enorme estatua de bronze de
Poseidon, Deus do Mar.
O mecanismo de luz quebrou no ano 700 e mais tarde o prédio foi destruído por uma serie de terremotos.
O mecanismo de luz quebrou no ano 700 e mais tarde o prédio foi destruído por uma serie de terremotos.
Hoje existe uma replica do farol de tamanho menor.
Nos últimos dias no Cairo nos dedicamos a visitar o Starbucks
da DownTown e a lojas do novo shopping Cairo Festival para fazer algumas compras de cosméticos
com preços bem inferiores ao costumado.
Um dia convidamos a Claudio, Andreia e Sofia para um
almoço no Hotel Dusit Thani.
Um hotel de Luxo egípcio com um mall gigantesco, onde a
gente se sente minúsculo.
O restaurante com um cardápio multinacional self-service,
com diversas áreas de especialidades conforme os países, e da mesma maneira as
sobremesas.
Infelizmente, nos diferente aos egípcios, não estamos acostumados a comer grandes quantidades o que não foi tão lucrativo, mas valeu pela experiência internacional.
Infelizmente, nos diferente aos egípcios, não estamos acostumados a comer grandes quantidades o que não foi tão lucrativo, mas valeu pela experiência internacional.
Ele nos retribuiu nos convidando a almoçar no Hotel J.W.
Marriott. Ao entra neste hotel era como entrar num lugar de Segurança Máxima protegida
pela CIA. Além de revistar o carro, mostrar documentos, justificar o motivo da entrada,
depois passar por detectores de metais e cães farejadores, conseguimos entrar
na área de Estacionamento.
O Hotel também é de um luxo egípcio a pesar de ser cadeia
Marriott.
Nele entre bares, cafés e restaurantes existem 14 locais
de estilos e especialidades diferentes. O nosso era o “Italiano”
O ambiente era cálido e muito confortável. O atendimento
digno de 5 estrelas.
Cada um pediu um prato diferente. As porções eram gigantescas,
mas a gente comeu só o que conseguiu, o resto ficou.
Quem mamou com a gente foi a Sofia, a coitada da Andrea ficou por ultima.
Café e sobremesa a gente preferiu não arriscar e comemos
em casa.
O egípcio islâmico
faz seu jejum em Ramada, ficando sem comer o dia todo e quando acaba o seu
jejum obrigatório as porções gigantescas devem parecer pequenas. Os últimos momentos foram para curtir a nova família Glarner - Iannone dentro e fora do condomínio.
Homens igual como na França se cumprimentam com dois
beijinhos, um de cada lado.
Alguns homens caminham de braços dados.
Já falei sobre os carros que entram contramão com a maior cara de pau, usando “as vezes” a seta de alerta. Os poucos semáforos piscando em amarelo. Mesmo assim os acidente são raríssimos. Os problemas de engarrafamento se deve mais por carros mais antigos parados por defeitos ou quebra.
Aqui no Condomínio os vasos sanitários são de marca “Sideal” tem um jato de agua com a mesma finalidade do bidê, substituindo o chuveirinho.
Restaurantes vendem agua em garrafas de todos os tamanhos, inclusive de litro e meio.
Tanto nas lojas de moveis
como na Ikea multinacional, todos os dormitórios decorativos em exposição
tem as camas estão todas desarrumadas.
Pontos legais.
(+)
O Preço de quase tudo é aprox. 30% mais barato.
A pena de morte e a cultura muçulmana inibe os roubos e a
segurança se assemelha a Aspen ou Suíça.
A simpatia do povo
para com o estrangeiro e a vontade de ajudar os mesmos.
Pontos Chatos
(-)
Desconfiança na
higiene em geral
Moscas quando não há vento
Vento quando não ha moscas.
Não ha sombra.
Não ha calçada, tudo parece que não esta acabado ou em
reforma.
Agua não é potável. Mesmo quando a gente ferve a agua
para o Café, fica um pouco salgada.
Detector de metais e RX nas sacolas para entrar em qualquer
estabelecimento maior.
Os pedintes de gorjetas.
Entulho e lixo não orgânico nos telhados nos prédios de 2
andares mal acabados.
Falta de semáforos e zebras para atravessar ruas ou
avenidas.
IMPRESSOES
FINAIS
Cairo tem uma cultura e uma historia milenar fantástica.
Uma pena que devido à politica atual, o turismo esta
abandonado e os locais em mal estado e carentes de manutenção e prestes a
clausurar a pesar da cobrança dos ingressos.
Vimos isto em algumas alas fechadas nos museus e a famosa
torre do Cairo, onde tem um restaurante com vista panorâmica sobre toda a
cidade, também em reforma e sem data prevista para reabertura.
Alias toda Cairo parece um pouco abandonada, mas o povo
salva a situação.
Um povo culto, bi ou trilíngüe, muito alegre, atencioso,
mas tremendamente indisciplinado e barulhento.
Nota-se nas filas que não respeitam e furam e
especialmente no transito. Eles ignoram as faixas dos carros, os semáforos que
somente piscam em amarelo. As setas eles ligam e param os carros em qualquer
lugar nas pistas rápidas para descansar ou bater papo ou ligam as luzes de
alerta quando entram na contramão nas avenidas. Utilizam o celular
constantemente e ate mandam torpedos dirigindo, sem falar dos cintos de
segurança.
Um uso exagerado das buzinas, tanto para avisar
ultrapassagem ou abrir caminho. E percebi que tem um código diferente para cada
ocasião. Todo motorista tem um constante olhar nos espelhos retrovisores
laterais externos. Nas motocicletas sem
capacetes com ate três na garupa.
Ao não existir semáforos, as avenidas tem fluxo continuo
e por consequentemente não existem zebras para atravessar, passarelas então nem
pensar. Atravessar uma pista é uma aventura. Vimos mães com filhos no colo e
outras que formam uma corrente de crianças driblando os carros e idosos
atravessando sem correr, avança, para, continuam avançando e para, e os carros
passando de fininho pela frente e por atrás sem nenhum acidente. Incrível.
Acreditem, tivemos que pegar um taxi para atravessar duas
pistas uma de cada sentido.
Mas o povo é feliz e não reclama. Eles falam tem que ter
muita paciência.
Os restaurantes de luxo e os banheiros públicos que nos
visitamos eram limpos e todos ele com cuidador oferecendo papel toalha e
higiênico e esperando gorjeta. Alias Todo o pais esta movido a gorjeta!. Devido
à politica imobiliária atual, existem a venda de terrenos relativamente baratos
com a condição de construir. As empresas começam a construção mas abandonam no
tijolo cru sem terminar.
As vezes são invadidas por moradores de longe parecem favelas mas todos tem suas antenas de Tv- Sky no telhado.
As vezes são invadidas por moradores de longe parecem favelas mas todos tem suas antenas de Tv- Sky no telhado.
Enfim. Foi uma viajem que valeu por todos os aspectos






















































Nenhum comentário:
Postar um comentário